Com a experiência adquirida realizando diferentes procedimentos para rejuvenescimento facial, tenho observado que parte importante do tratamento envolve a restauração de volume facial.
⠀
Este é um volume que diminui com o passar dos anos devido à atrofia de tecidos moles, como a gordura, resultando em uma aparência mais envelhecida. As regiões da maçã do rosto, têmporas e áreas ao redor dos olhos e lábios são as mais afetadas. Diante deste cenário, costumo indicar a lipoenxertia facial para restabelecer o volume natural da face.
⠀
A técnica consiste na utilização da gordura do próprio paciente, que é removida através de uma pequena lipoaspiração em área corporal (geralmente abdômen, mas pode ser qualquer zona em que há acúmulo de gordura). A gordura removida é tratada para facilitar sua integração e é injetada em áreas específicas da face, de acordo com as necessidades do paciente.
⠀
O transporte de células tronco, juntamente com outros componentes celulares associados à gordura, dá um aspecto mais jovial ao rosto, não apenas pela restauração do volume facial, mas também pela melhora da qualidade da pele.